Início » Blog Decor » Saiu na imprensa – Revista Vitti: Emerson & Kelly Cursino. Construindo e empreendendo com qualidade e persistência

Escrito em por & arquivado em Notícias.

Viver uma vida de muita dedicação e trabalho é o segredo para se chegar ao longe. Hoje o mercado tem mudado muito desde a prestação de serviços até a compreensão do consumidor e o relacionamento com ele, passando pela vasta gama de novos produtos nas mais distintas áreas. É assim também na área de construção, uma vez que o grande desafio é realizar sonhos. Para conhecer esse cenário, que se repete no Vale do Paraíba e região, a Revista Vitti conversou com os empresários John Emerson Cursino e sua esposa, Kelly Cursino, que estão à frente de três empresas de sucesso na região: a Construtora Eltecom, em Pindamonhangaba; a Revest, em Taubaté; e a The One Construções Exclusivas, em São José dos Campos.

Foto por Ronaldo Riuutti

Vitti: Como essa trajetória começou?

Emerson: Nossa história começa em família. Desde pequeno meu pai, José Raul Cursino, me levava com ele para as obras – na época não era proibido – e eu ficava o tempo todo percorrendo o canteiro, eu digo que nasci no canteiro de obras. Ali fui observando, aprendendo e por fim, me apaixonando pela área de construção na qual venho trabalhando desde então.

Há treze anos demos nosso primeiro grande passo. Em sociedade com meu pai, nos dois primeiros anos, fundamos a Eltecom, construtora que se especializou com os anos e hoje atua no setor civil com foco na área industrial, com soluções corporativas flexíveis e sob medida para as necessidades da indústria.

Cinco anos depois, por estar em constante contato com os clientes diretores das indústrias e arquitetos, nos vimos diante de uma nova necessidade de negócio: atender o mercado de casas de alto padrão. Essa era uma vontade que eu já tinha faz tempo, e aí, dois grandes amigos, Murilo e Luanna, nos ajudaram a desenvolver essa ideia. Foi aí que nasceu a The One, uma empresa concebida para preencher uma importante lacuna no segmento de construção de alto padrão com excelência.

Na The One, o foco exclusivo é em oferecer soluções completas para a execução de obras diferenciadas. Do planejamento orçamentário à execução completa da obra, tudo com uma equipe própria especializada para execução do projeto de alto padrão que o cliente ou o arquiteto traz até nós.

Já a Revest, veio para integrar esse time de empresas e oferecer atendimento diferenciado, qualidade especializada e os principais e mais atuais revestimentos para o acabamento dos projetos. Essa oportunidade chegou através de uma proposta que recebemos do Gustavo, nosso amigo, que estava vendendo a loja. Hoje a Revest Decor é mais um passo seguro no nosso cenário empreendedor.

Assim, atendemos o mercado de construção de forma ampla, especializada e competitiva, trazendo ao arquiteto uma opção a mais de escolha de produtos para o revestimento e o design. Isso não significa, é claro, que os projetos da lhe One serão orçados exclusivamente pela Revest, mas ao contrário, nossa política é oferecer apenas uma opção, uma facilidade a mais para o objetivo final: a construção de qualidade, fiel ao projeto, e a realização dos sonhos.

Vitti: Pela expertise da The One, existe um caminho certo para definir os detalhes do projeto de uma casa, por exemplo?

Emerson: Muitas pessoas se prendem ao orçamento, mas na verdade não existe esse caminho estabelecido. Estive com uma cliente e conversando perguntei se ela já havia definido o projeto. Ela me disse que ainda iria sentar e conversar com a arquiteta para escolherem os detalhes. Então disse pra ela não se preocupar e escolher tudo o que queria, como esperava.

Acredito que todos os projetos devem ser sonhados em primeiro lugar, e depois definimos prioridades e buscamos soluções para adaptar o orçamento. É preciso se permitir para realizar.

Vitti: Quais valores conduzem o trabalho de vocês junto aos clientes e arquitetos?

Kelly: Entre os principais valores podemos destacar a qualidade e a confiança. Quando uma pessoa se propõe a construir, seja uma empresa ou a casa própria, principalmente na área de alto padrão, essa iniciativa se torna um divisor de águas na vida dessa pessoa, assim, é indispensável que ela desenvolva seu projeto com alguém em que ela possa confiar. Por isso, trabalhamos visando a qualidade da realização do projeto, e não a quantidade de obras.

Vitti: Sobre a Revest, nessa nova fase, quais pontos a norteiam e o que podemos esperar?

Kelly: Um dos destaques da Revest é o atendimento. Além da apresentação da nossa variedade de produtos e do portfólio de marcas conceituadas que garantem a alta qualidade, nosso modelo de gestão foca no compromisso de oferecer um suporte que assegure ao cliente uma boa experiência de compra. Na Revest, nossa equipe é formada por profissionais com expertise nesse suporte e que podem acompanhar o cliente em todas as etapas, desde a compra até a instalação – inclusive junto à equipe de obras, ex-plicando, se necessário, ao profissional quais as orientações específicas de cada produto – o que faz com que a Revest se certifique da satisfação do cliente e transforme o que poderia ser um simples atendimento em um relacionamento. E nesse mesmo sentido, buscamos promover a profissionalização da mão de obra a fim de conquistarmos novos parceiros que também possam oferecer apoio técnico ao cliente.

“Acredito que o nosso crescimento atinge mais pessoas ao redor e que todo esse aprendizado é um propósito de vida multiplicador que faz a diferença”.

Outro ponto em destaque no qual estamos apostando é o aumento do nosso mix de produtos, principalmente nas nossas linhas de louças e metais, repletas de novas tendências. Hoje a Revest está preparada com os melhores fornecedores e as melhores marcas de revestimentos, porcelanatos, cimentícios, pedras e vinílicos, e outros, em linhas nacionais e importadas.

Vitti: Qual a motivação para a gestão empresarial e a que é atribuído o crescimento nos últimos anos?

Emerson: Nós gostamos do que fazemos. Eu gosto muito do relacionamento com os profissionais da área de construção. Acordar cedo e saber que tenho mais um dia de trabalho com o que eu gosto é realizador, é da minha natureza.

Nosso crescimento vem de muito trabalho e também da manei-a como passamos a enxergar e organizar a gestão nos últimos anos. No começo essa parte ficava com a Kelly, que é técnica em contabilidade, mas hoje, com o desenvolvimento empresarial conquistamos uma equipe completa setorizada que garante uma gestão eficaz e estratégica.

Kelly: Eu acredito que ver a nossa evolução e a das pessoas que estão conosco em todo esse caminho é algo que motiva muito. Nós somos pessoas de fé e acreditamos que nossos passos são conduzidos por Deus. Acredito que o nosso crescimento atinge mais pessoas ao redor e que todo esse aprendizado é um propósito de vida multiplicador que faz a diferença. Eu aprendi que se você se empenhar em tudo a que se propor, tudo se torna possível. Estamos juntos há dezoito anos, trabalhando e tentando, e entre erros e acertos vamos aprendendo e evoluindo.

Vitti: Os empresários contaram ainda que a trajetória do empreendedor tem muitos obstáculos, e que é preciso ter resiliência e persistência. Kelly reconhece a gratidão que sente por seus pais senhor Manoel Darci e senhora Noêmia, e Emerson pelo senhor José Raul Cursino, seu pai, personagens fundamentais que inspiram e estimulam todas essas realizações de vida e o crescimento das empresas do casal, que desempenham papéis fundamentais para a área de construção no Vale do Paraíba.